Entre os dias 5 e 8 de fevereiro, a Prefeitura de Tiradentes, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Obras, promoveu um Mutirão de Limpeza com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação contou com o trabalho dos Agentes de Endemias e de toda a equipe envolvida, resultando na remoção de mais de 30 toneladas de materiais descartáveis de diversos bairros da cidade.
Foram recolhidos entulhos, pneus, garrafas PET, vasos de plantas e outros materiais que poderiam acumular água e propiciar a proliferação do mosquito.
Marcelo Andrade, Secretário de Saúde, salientou a importância da participação da comunidade na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Ele frisou que mais de 75% dos focos do mosquito estão nas residências e lotes vagos, e que a colaboração da população é fundamental para manter a cidade livre da dengue.
É importante que a população continue vigilante e realize a limpeza regular de suas casas e quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada. Lembre-se: a melhor forma de combater a dengue é prevenir a sua proliferação. Adote medidas simples como: Manter calhas e caixas d’água, limpas, tampar tonéis e barris, remover água parada de pneus e vasos de plantas, manter ralos limpos e fechados e colaborar com os agentes de endemias durante as visitas domiciliares.