Emboabas

Unidos de São Geraldo promete levar São João del-Rei a uma viagem ao passado com o Enredo “A Nostalgia de um Sambista Fiel”

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de São Geraldo vai levar a nostalgia do samba para a avenida no Carnaval de 2024 com o enredo “A Nostalgia de um Sambista Fiel: Eu sou o samba, a voz do morro sou eu mesmo sim Sinhô!”.

O enredo é uma releitura dos antigos carnavais e momentos nostálgicos da folia. A proposta é uma viagem ao passado com suas marchinhas e ranchos carnavalescos, relembrando as raízes do samba e a importância da cultura do carnaval.

A música é uma reedição de um samba da escola do ano 2000, uma parceria entre Hélio Alex e Pistilim. Porém, esta nova versão conta com adaptações de Luciano do Carmo. Dener Fonseca, integrante da escola e Alexandre, diretor de afinação comentam sobre o samba:

“O samba é uma composição do Luciano e do falecido Alex, é uma reedição do enredo do Carnaval dos anos 2000 que são os antigos carnavais. A nostalgia de um sambista fiel, enredo do João Bosco e do Hélio na visão do carnavalesco André Carvalho. Uma dificuldade imensa para a gente resgatar esse samba e conseguir colocar ele nos moldes do que é o carnaval hoje. Mas com luta e dedicação, estamos chegando.”

Wildson, mestre de bateria, conta que a escola já está preparada para a avenida e que a “Furiosa”, como é conhecida, está completa com quase 90 percussionistas: “Estamos vindo com muita garra, sempre, com dedicação, a comunidade está agarrada e a bateria também está bem. Nós estamos entre 80 e 90 ritmistas.”

No quesito “Fantasia” a escola aposta na originalidade. Dener também comentou sobre o processo de criação do carnavalesco André Carvalho: “O nosso carnavalesco André Carvalho, aposta muito no conjunto de fantasias da escola, exclusivo aqui de São João del-Rei, nós não trouxemos nada de fora, foi tudo confeccionado por ele, as costureiras também são daqui da cidade e a gente está apostando nesse conjunto.”

Na música, a escola conta com Eudes na direção de harmonia, Valdir no Cavaquinho, Denílson no violão, Renato, Jacinto, Wolkmar e Alexandre nos vocais. A bateria tem como mestre, o Wildson. A escola conta com 2 casais de mestre sala e porta bandeiras, o primeiro formado por Ricardo e Magda. O segundo, formado por Reginaldo e Natália. A “Unidos de São Geraldo” é última escola a desfilar, com concentração marcada para meia noite de domingo (11).

Sair da versão mobile