Emboabas

Como proteger as crianças de produtos tóxicos durante o Carnaval

É hora de dançar, é hora de alegria, é só acompanhar o que diz a melodia”, parafraseando a letra de uma canção, no Carnaval, além de festa e folia, é importante ter atenção com as crianças, para que não corram riscos de serem intoxicadas com materiais aparentemente inofensivos, como maquiagens, pinturas, bebidas, espumas, sprays e purpurina.

De acordo com médicos dermatologistas, alguns produtos utilizados sem precaução podem causar problemas como alergia, irritação na pele ou nos olhos, manchas vermelhas, descamação, bolhas e provocar ardência e coceira.

Menores de dois anos de idade não devem usar qualquer tipo de maquiagem. Acima dessa idade, o ideal é usar produtos específicos para o público infantil, pois a pele das crianças é mais seca e sensível, tendo uma maior penetração e absorção das substâncias por não ter a barreira cutânea tão bem desenvolvida. Por isso mesmo que os produtos infantis são mais solúveis em água, têm pouca gordura e uma quantidade mínima de conservantes, para não irritar a pele, que é mais sensível, além de sair com mais facilidade com água e sabão.

Então, se for pintar a pele dê preferência por produtos recomendados para as crianças, com orientação no rótulo, hipoalérgicos e não tóxicos. Depois da festa, lembre-se de retirar todo resíduo da pele das crianças e aplicar um hidratante apropriado para o público infantil

É preciso ficar atento ainda às bebidas cítricas, como aquelas que contém limão ou laranja, pois, em alguns casos, quando em contato com a pele e exposta à luz do sol, podem causar manchas ou outras reações.

Brincadeira muito comum no carnaval, o uso de espumas, sprays coloridos e purpurina também podem apresentar riscos, especialmente para as crianças. A inalação dessas substâncias pode causar irritação nas vias respiratórias, e o contato com os olhos pode resultar em irritações ou alergias. Desta maneira, ao utilizar esses produtos, deve-se evitar a aplicação direta no rosto das crianças e mantendo uma distância segura para evitar a inalação acidental.

Pra finalizar, não se esqueça do uso frequentemente o filtro solar, com no mínimo fator de proteção 30 e adequado à pele infantil.

E boa diversão!

Sair da versão mobile