Emboabas

Infectologista orienta em como se prevenir da dengue

O ano de 2024 mal começou e São João del-Rei vive um momento crítico em relação aos números da dengue registrados na cidade. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na última quinta-feira (25), até o momento, o município registrou 337 casos positivos da doença.  Devido a esse cenário e ao fato que a dengue é uma patologia que pode levar a óbito, é importante que todos nós tenhamos alguns cuidados diários para evitar a doença. 

Em conversa com a equipe de Jornalismo da Rádio Emboabas, a médica infectologista Janaína Teixeira lista algumas orientações quanto à prevenção da dengue. “Nesse momento, o mais importante é usar o repelente. Um repelente bom, à base de icaridina. Reaplicar o repelente, usar a tomada dentro de casa. Claro que tem as medidas como a da água parada, esses cuidados que a gente já está cansado de saber. Mas isso é numa fase preventiva anterior. Pois, agora o vírus já está circulando, tem muita gente doente, tem muito mosquito Aedes circulando entre a gente. E o mosquito, a probabilidade dele estar infectado com o vírus é muito grande, porque a doença está circulando. Agora o mais importante é se proteger utilizando o repelente”. 

Dra. Janaína também explica que ao aparecimento dos primeiros sintomas como dor no corpo, febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e nas juntas é muito importante procurar atendimento médico. Para que na consulta possa se realizar o diagnóstico adequado, e assim dar início ao tratamento indicado. A profissional também salienta que a procura do profissional da saúde é importante ainda para se ter entendimento de como está a situação epidemiológica das arboviroses, como é o caso da dengue, no município. Uma vez que os dados são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Sair da versão mobile