Nesta terça-feira, 30 de janeiro, a partir das 15h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro, acontece o sorteio que define os 40 jogos da primeira fase da Copa do Brasil. São 80 equipes, em oito potes com 10 times cada. Apenas na terceira etapa, os 20 sobreviventes irão se juntar a 12 clubes já previamente qualificados.
A ordem do chaveamento será: clubes do pote A x clubes do pote E, clubes do pote B x clubes do pote F, clubes do pote C x clubes do pote G e, por último, clubes do pote D x clubes do pote H. O Athletic Club está no pote G junto com Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão, Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.
Os possíveis adversários do Esquadrão, são os times do pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque-SC, Ferroviário-CE, Paysandu-PA, Brasiliense-DF, Volta Redonda-RJ, América-RN, Ypiranga-RS e Aparecidense-GO.
Como foi no ano passado, o Athletic recebe seu adversário na Arena Sicredi entre as semanas do dia 20 e 22 ou 27 e 29 de fevereiro. De acordo com o regulamento da competição, nesta etapa, os clubes de pior ranking têm a vantagem de fazer a partida única com o seu mando de campo. Entretanto, o time visitante se classifica com um simples empate.
Também nesta terça, a CBF define quais clubes vão decidir os confrontos da segunda fase sob os seus domínios, que também prevê a disputa de pênaltis, caso a partida se encerre empatada.
Para este jogo inicial do torneio, o Athletic vai receber R$ 750 mil. Caso avance à segunda fase, embolsa mais R$ 900 mil.