A Polícia Militar e a Defesa Civil de São João del-Rei realizaram nesta segunda-feira (29), uma blitz de conscientização à população sobre a importância do conhecimento e cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil, no programa denominado “Você mais seguro no período chuvoso”. A blitz e o programa têm como intenção orientar a população local acerca da importância da realização do cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil, sobre condições climáticas mais severas. Assim, a Defesa Civil envia de forma gratuita e em tempo real mensagens de texto (SMS) com informações sobre o tempo, bem como orientações para prevenção de riscos e desastres.
O secretário da Defesa Civil, Pedro Henrique Santana Pereira, explicou como realizar o cadastro e ainda comentou sobre a importância de estar por dentro dos informativos: “É importantíssimo e até mesmo necessário esse cadastro da população pelo 40199. Basta mandar uma mensagem de texto de forma totalmente gratuita para o 40199, com o CEP da sua rua ou o CEP geral da cidade, 36300-001. Você vai receber uma mensagem dizendo que está cadastrado. Assim, recebe em tempo real quando tiver a previsão de chuvas mais intensas, de muito calor, frio, e outras condições climáticas.
A Defesa Civil ainda pontuou alguns cuidados à população:
Antes de sair de casa:
• Consulte as condições da estrada
• Evite locais com histórico de alagamentos
Em caso de enchente:
• Não atravesse vias alagadas
• Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda. Caso esteja mais alto, desligue os motores e saia do veículo pela porta (se possível) ou pela janela. Suba para o teto do veículo e use o cinto de segurança como apoio.
Em caso de raios:
• Procure abrigo em construções e veículos
• Se não houver abrigo, abaixe-se o mais rápido possível, com os pés juntos e a cabeça entre os joelhos
Em caso de deslizamento:
• Se ouvir sons de rachadura no solo ou se notar movimentos de terra, saia da área imediatamente e não retorne até a liberação das autoridades
O secretário ainda alertou a população para este período de Carnaval: “O que a gente pede para a população é que antes de sair durante o período de Carnaval para viagens, tomem medidas preventivas: verifiquem as condições climáticas e tenham muito cuidado, principalmente durante os períodos chuvosos. É muito comum que as pessoas desafiem a chuva e os temporais, mas a população deve ter paciência. Já tivemos incidentes bastante graves com pessoas que não esperaram o escoamento das águas e tiveram problemas com veículos.”
Em caso de emergência, acione os números 192 do Samu, 193 do corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.