Emboabas

Como regularizar o Título de Eleitor para as eleições deste ano

As eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro deste ano, mas os eleitores têm só até o dia 8 de maio para regularizar o título de eleitor.

O mesmo prazo vale para os jovens a partir de 16 anos que pretendem tirar o documento pela primeira vez. Se o seu título está com irregularidades, o primeiro passo é entrar no site do tribunal superior eleitoral no endereço www.tse.jus.br, depois clique na opção serviços eleitorais. Na aba atendimento eleitoral é possível verificar todas as informações sobre a situação do seu título de eleitor, incluindo como regularizar o documento.

Já para aqueles que querem emitir a primeira via do título do eleitor, o caminho é o mesmo, basta clicar na opção “tire seu título eleitoral” e seguir as orientações.

Assim como nas eleições para presidente e governador, o voto é obrigatório. A eleitora ou o eleitor que não comparecer a votação nem justificar ou pagar a multa correspondente não poderá exercer certos direitos, como por exemplo, tirar o passaporte ou carteira de identidade.

No primeiro turno, no dia 6 de outubro, os eleitores vão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes.

Em São João del-Rei o Cartório Eleitoral da 328ª Zona Eleitoral está localizado na Avenida Leite de Castro, 507, Fábricas, e tem os telefones (32) 3371-2211 e (32) 9 9168-0015 e o e-mail zona328@tre-mg.jus.br.

O cartório eleitoral atende o público externo no horário padrão das 12 às 17 horas. Para confirmar o horário de atendimento, entre em contato com o Disque-Eleitor, pelo telefone 148. 

Reforçando portanto que, de acordo com a Justiça Eleitoral, neste ano de eleições municipais, o prazo para solicitar a emissão da primeira via, transferência e regularização do título eleitoral se encerra no dia 8 de maio. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições 2024.

Sair da versão mobile