Quem depende das medicações gratuitas oferecidas aos cadastrados na Farmácia Municipal de São João del-Rei tem percebido a falta de alguns medicamentos que geralmente são disponibilizados no local, como tiras de medição de glicemia e insulinas de caneta, por exemplo.
Segundo Sherliane Pereira, farmacêutica responsável pelo gerenciamento das duas farmácias municipais de São João del-Rei, essa carência é temporária e não tem acontecido por falta recursos, mas sim, por problemas na distribuição por parte dos fornecedores.
“Atualmente, estamos com faltas temporárias. As tiras para medição de glicemia, por exemplo, nós tivemos um atraso dos fornecedores. Nós ligamos para eles que nos disseram que vão entregar agora em fevereiro. Insulina de caneta também a população vem reclamando constantemente, mas estamos tendo um atraso do Ministério da Saúde na distribuição. E as vezes, quando o medicamento falta por muito tempo, é decorrente de algum princípio ativo que a empresa não consegue fabricar aquela medicação no momento.”
Ela destaca quais medicamentos têm sido oferecidos à população são-joanense cadastrada na farmácia municipal. Todos eles são provenientes de recursos dos governos federal, estadual e municipal: “Oferecemos antibióticos, medicamentos que atuam no sistema nervoso central, medicamentos para diabetes, hipertensão, e vários outros, não só para zona urbana, mas também para os distritos da zona rural. No site da prefeitura há a lista completa das medicações disponibilizadas”.
Quem precisa dessas medicações básicas, de alto custo ou estratégicas, deve tomar as seguintes providências ao comparecer a uma farmácia municipal. “O paciente precisa chegar com a prescrição médica e documentos pessoais com fotos, além do cartão SUS, e comprovante de residência. Para acesso aos medicamentos de alto custo, o paciente precisa ir à nossa farmácia, pegar alguns formulários, levar ao médico e voltar a farmácia para gente entrar com o processo desse paciente para que ele consiga medicações para mieloma múltiplo e lúpus, que são doenças raras. Para conseguirmos os medicamentos estratégicos para doenças endêmicas, como toxoplasmose, tuberculose, hanseníase, entre outras, o paciente precisa nos fornecer uma documentação médica comprovando que o paciente está infectado por aquela doença”.
Em São João del-Rei, existem duas unidades da Farmácia Municipal em funcionamento. Uma, na Praça Doutor Salatiel, 55, Centro, atendendo pelo telefone (32) 3373-4317. Outra, na Rua Tomé Portes Del-Rei, no bairro de Matosinhos. O telefone de lá é o (32) 3373-2978.