Idealizada em 2014 pelo psicólogo de Uberlândia, Leonardo Abrão juntamente com outros profissionais da área também da cidade mineira, a campanha Janeiro Branco é um movimento que tem como finalidade propor para a população a importância de se discutir o cuidado com a saúde mental e com o bem-estar de cada um.
A iniciativa foi criada a partir da percepção do seu idealizador de que era necessário se olhar com mais atenção para as questões psicológicas. Uma vez que já existiam outras campanhas que abordavam a saúde física, por exemplo, e que despertavam mais interesse nas pessoas, como contou a psicóloga Maria Tereza Chaves. A profissional explicou o motivo pelo qual a iniciativa foi denominada dessa forma e outras curiosidades a respeito da criação dessa campanha. “Em 2014, em janeiro ele pensou em chamar a campanha de Janeiro Branco. Pois, janeiro é o primeiro mês do ano onde as pessoas passam por aquele impacto de um ano novo, da virada e o que eu vou fazer no ano que vem? Quais as metas que eu quero alcançar? O que eu quero deixar para trás? Aí você traça em janeiro o que você vai fazer. E o branco é uma folha, é como se fosse uma folha que você deseja e faz aquela coisa numa agenda, o que eu quero fazer, o que eu quero melhorar”.
Após esse ponto de partida inicial, a campanha se desenvolveu assim como a discussão da importância de se ter uma boa saúde mental. A respeito desse questionamento a psicóloga elencou os motivos pelos quais todos precisamos cuidar do nosso psicológico. “A pessoa vai ter mais equilíbrio para enfrentar os problemas, os percalços da vida que são muitos. E ela vai ter cuidado com outras coisas também, porque uma pessoa com uma boa saúde mental ela tem uma vida mais ou menos regular. Um pouco de felicidade, com certeza não sofre tanto”.
E a respeito de como melhorar a saúde mental, Maria Teresa contou que o primeiro passo é que cada um busque pelo autoconhecimento, analisando o que te faz mal e buscando pelo o que te faz bem. Além disso, ela pontuou que abandonar o hábito de reclamar, evitar situações que possam levar ao estresse cotidiano, bem como o afastamento de pessoas tóxicas também são grandes aliados para se conseguir uma boa saúde mental.
Em São João del-Rei, pacientes que precisam de atendimento com questões ligadas à saúde mental podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e já buscar por atendimento ou ainda pedir encaminhamento para o Núcleo de Saúde Mental que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. O núcleo está localizado na Rua Gonçalves Coelho, nº 82, no Centro da cidade. O telefone para contato é o 3371-4619.