Emboabas

Bombeiro orienta em como se proteger durante temporais com descarga elétrica e possíveis alagamentos

O verão no Brasil é caracterizado pelas altas temperaturas e pela possibilidade de chuvas intensas, geralmente de curta duração, em algum momento do dia. E mesmo que essas chuvas sejam rápidas, elas são capazes de provocar descargas elétricas e alagamentos. E em São João del-Rei, essas situações se tornaram cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Com isso, é muito importante saber como se proteger ao se deparar com esse tipo de situação.

Em entrevista à Rádio Emboabas, o 2º Sargento do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, Pablo Gottardo, explicou quais cuidados são necessários durante a queda de raios: “Geralmente, você tem que se abrigar dentro de um carro fechado, que é um local bastante apropriado com os vidros fechados. Dentro de residências também, atentar na residência quando se tem uma incidência para não ficar próximo das janelas, essas esquadrias de alumínio, essas coisas geralmente tende a fazer o raio puxar para essa região. Então, evitar ficar perto de janelas, portas e locais onde tenham materiais que possuem mais propensão para fazer esse tipo de carga”.

Com relação aos locais abertos, o militar também listou algumas orientações em caso de descargas elétricas: “Evitar ficar perto de árvores. Quando se tem só uma árvore no local, isso é muito perigoso também. Porque, mais alta ela está das nuvens e ali que os raios vem”.

Pablo também fez um alerta quanto aos alagamentos:

“Aqui em São João del-Rei nós temos vários locais que quando chove forte, acabam tendo inundações. A gente sempre orienta verificar o nível de água e, por exemplo, não atravessar uma rua com água no joelho. O carro, por exemplo, a roda se tiver com mais de meia roda com água não avançar, pois não sabe o que vem pela frente. A pessoa, às vezes ao virar uma esquina ou andar 100 metros, a água já começa a passar em cima do capô e a pessoa fica desesperada, tem que abrir a porta do carro e às vezes não consegue sair, aí a tragédia tá feita. Andar também com enxurradas, às vezes pega uma boca de lobo aberta ou então até mesmo fechada, e você acaba tendo uma fratura dos membros inferiores. Então é evitar. Enxurrada é perigoso. Normalmente, não se sabe como está a velocidade da água, você vai pisar e de repente ela acaba te carregando.”

E caso seja necessário acionar o Corpo de Bombeiros, entre em contato pelo telefone 193.

Sair da versão mobile