O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
A expectativa de arrecadação é de R$ 10,6 bilhões, R$ 500 milhões a mais se comparado ao IPVA de 2023. Do total arrecadado, 40% vão para o caixa único do estado, outros 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda www.fazenda.mg.gov.br ou no LigMinas pelo telefone 155 válido para todo o estado de Minas Gerais.
O pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), bastando informar o número do Renavam.
Vale lembrar que, desde março deste ano, o IPVA em Minas Gerais pode ser pago via PIX, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital
O calendário de pagamento da primeira parcela, ou cota única começa, no dia 15 de janeiro e termina em 22 de março os parcelamentos. Confira a escala:
Final de placa 1 e 2
Final de placa 3 e 4
Final de placa 5 e 6
Final de placa 7 e 8
Final de placa 9 e 0