Dos 278 presos e presas do regime semiaberto de São João del-Rei, liberados judicialmente para passarem o período de festas de fim de ano em casa, sete continuam foragidos da Polícia neste início de ano.
Em entrevista ao Jornalismo da Rádio Emboabas, Dr. Ernane Barbosa Neves, Juiz da 2ª Vara Criminal de São João del-Rei, revelou que dez eram os presos que não tinham voltado ao sistema prisional da cidade no último fim de semana. Agora, são sete os foragidos, já que três foram capturados pela Polícia.
Dr. Ernane ainda esclareceu que outros quatro praticaram crimes durante a saída temporária, foram presos e estão com as audiências de execução suspensas. Alguns também tiveram sua saída temporária encurtada e precisaram ser reconduzidos ao sistema prisional antes do fim do benefício. O motivo? Não foram encontrados em casa no horário obrigatório ordenado pela Justiça.
Todos os presos, que desobedeceram às regras do acordo judicial para o período de saída temporária, serão julgados e os envolvidos deverão sofrer penalidades pela Justiça.
Lembrando que, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), a saída temporária é um benefício concedido por lei a um determinado perfil de preso no Brasil que pode usá-lo em até 35 dias, divididos em cinco saídas de sete dias cada, ao longo de um ano.