O monumento do Cristo Redentor de São João del-Rei, localizado no Alto da Boa Vista, no Bairro Senhor dos Montes, sofre com o abandono e vários atos de vandalismo. Tombado pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, o local, que deveria ser um ponto turístico de São João del-Rei, principalmente nessa época de férias, continua sendo alvo de roubos e presença de usuários de drogas.
O monumento, que tem 4,5 metros de altura e pesa aproximadamente uma tonelada, foi inaugurado em 1942, no aniversário da cidade. No entanto, sua atual situação contrasta profundamente com sua importância histórica.
Atualmente, o monumento está cercado por torres de transmissão de televisão e rádio, de operadoras de telefonia móvel, mato e lixo. Em 2010, o monumento passou por uma obra de revitalização, mas a falta de manutenção e fiscalização fez com que os problemas recorrentes no local permanecessem. A falta de atrativos também contribui para o abandono. No local também há problemas de acessibilidade, falta de limpeza e manutenção, além de atos de vandalismo, como pichações e depredações.
Moradores da região reclamam da situação do monumento e pedem providências das autoridades. Eles afirmam que o local é utilizado por usuários de drogas, tornando-se perigoso e representando um risco para a população. O Manoel Andrade que é morador da região relatou os problemas do local:
“O que a gente reivindica não são grandes obras, grandes mudanças, é só o básico. Ao menos o básico, uma limpeza, uma faxina, pois é lixo, esparramado, entulho, pichações, animal morto que é descartado aqui. Você não tem um local para trazer um visitante, porque não tem um banheiro, não tem água, não tem um ponto comercial, enfim, não tem nenhuma infraestrutura, por mais básica que seja.”
O vereador Igor Sandim (Podemos), conhecido por sua atuação no bairro Senhor dos Montes, disse que apresentou à Câmara dos vereadores um novo projeto arquitetônico de revitalização do monumento. Segundo o vereador, para a aprovação, é necessária a realização da parte estrutural, como energia e saneamento.
“A gente lutou muito para poder conseguir chegar ao primeiro projeto, que é o projeto arquitetônico, mas a prefeitura tem que acabar de fazer os projetos complementares, que são projetos elétricos, projeto estrutural e outros projetos que precisam para complementar esse arquitetônico. Mas vamos continuar na luta.”
Diante desse cenário, a equipe de jornalismo da Rádio Emboabas procurou o setor de engenharia da Prefeitura de São João del-Rei, para saber se há algum projeto de melhoria no espaço. De acordo com informações do setor existe um projeto à ser apresentado na câmara no dia 10 de janeiro deste ano.