A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou, nesta sexta-feira (05), o primeiro boletim epidemiológico de 2024. De acordo com o documento, nos cinco primeiros dias do ano, a cidade registrou 28 casos positivos para dengue. O boletim ainda informou que até o momento são 60 notificações para a doença, além de 21 testes que deram negativo e 11 exames que aguardam o resultado.
Já com relação a chikungunya foi registrada apenas uma notificação. Quanto ao zika vírus, não houve nenhum registro da doença até o momento.
Em 2023, São João de-Rei viveu um cenário muito preocupante com relação aos números de casos registrados para as patologias. Para a dengue, o município confirmou 964 casos positivos. Já para a chikungunya foram 284 exames positivos. Com relação ao zika vírus, houve apenas duas notificações e os dois exames deram negativo.
É importante ressaltar que durante o verão, é imprescindível redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Uma vez, que devido às características do verão, altas temperaturas e períodos de chuvas, acabam contribuindo para que o mosquito se reproduza.
Com isso, é importante fazer uma ronda para identificar possíveis focos de água parada, já que qualquer recipiente que permita o acúmulo do líquido pode se tornar um ambiente favorável para a reprodução do Aedes aegypti. Pneus, vasos de planta, caixa d’água, bandeja da geladeira, calhas, galões, baldes, garrafas e entulho estão entre os principais criadouros do mosquito. Por isso, a população também deve ajudar no combate ao mosquito ao eliminar os pontos “clássicos” de retenção de água das chuvas nos domicílios.
Também é possível denunciar focos de água parada pelo Tele-dengue, através do telefone 3379-1565.