Início de ano e muitas pessoas fazem promessas, muitas vezes fáceis de cumprir e outras mirabolantes. A atividade física está sempre na pauta: alguns juram que vão começar “na próxima segunda” e outros prometem diversificar e/ou aumentar a quantidade. Para que você não se perca ou comece de forma errada, a nossa reportagem conversou com o profissional de Educação Física, Maurício Fazzion Junior, o Tio Pintim. Ele é Bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Musculação e personal. Atua também como Professor de Educação Física Escolar.
Maurício dá três dicas sobre a melhor maneira de iniciar o ano com exercícios:
1) Coloque um objetivo para você. Crie metas para o ano de 2024. Seja emagrecer, recuperar movimento, ganho de massa, melhora da performance, dentre outros.
Assim você terá uma “tarefa” a ser cumprida.
2) Reserve um horário para isso. Tem que se tornar uma prioridade.
3) Procure uma boa academia ou um bom personal. Ele conduzirá você ao melhor resultado.
Ele também faz um alerta para aqueles que nunca realizaram atividade física com regularidade. “Atividade física é importantíssima para o bem estar e saúde. Mas mal direcionada ou auto didática é bastante perigosa. Por esses motivos, exames médicos são importantes para detectar alguma patologia que impeça a pessoa de iniciar a atividade física. A contratação de um profissional de educação física também é fator a se levar em conta.”
Em seguida, aconselhou sobre a hidratação antes e durante as atividades. “Água é essencial para a vida! Nosso corpo é constituído de 70% de água. Por esse motivo, durante e após toda atividade física devemos constantemente ingerir água, até mesmo “sem vontade”. Ao longo dos exercícios vamos nos desidratando e precisamos repor essa perda. Muito cuidado com os isotônicos! Eles são utilizados para atividades mais extremas, que causam uma perda maior de nutrientes do corpo!”
Pintim destacou os horários para a prática de atividades ao ar livre e em locais fechados. “O horário recomendando é o que a pessoa se sentir melhor. Existem vários estudos que indicam a parte da manhã como recomendada para a prática de atividade física. Mas algumas pessoas não “funcionam” pela manhã. Sendo assim, ao longo dos dias, cada um avalia o melhor horário.
Para as atividades ao ar livre, ele aconselha horários em que a temperatura esteja baixa (bem cedo ou final de tarde), para que não haja desidratação extrema.
Para finalizar, salientou a importância dos idosos também se movimentarem. “A maioria das pessoas acham que quando falamos de atividade física para a terceira idade significa matricular nossos idosos em academia para seguirem uma ficha rigorosa de ganho de massa.
Não necessariamente. Há profissionais, aqui mesmo em São João del Rei, que se especializaram nesse nicho de mercado, e atendem em domicílio, realizando atividades lúdicas referentes a movimentos do dia a dia que, ao longo do tempo vão ficando difíceis, como por exemplo, amarrar o próprio tênis, levantar-se da cadeira sem ajuda das mãos, subir e descer escadas, por exemplo.
Outra atividade muito boa para os idosos é o Pilates. Atividade em que ajuda na amplitude de movimentos e diminui a rigidez proveniente do passar dos anos.”