Emboabas

Estudante de nutrição dá dicas em como adotar e manter hábitos saudáveis para este ano que se inicia

Na lista de resoluções que a maioria das pessoas faz ao término de cada ano, muitos colocam uma alimentação mais saudável como uma das metas para o próximo período que está prestes a começar. A grande questão é que a maioria começa animada, afinal na primeira semana do ano a motivação é grande. O problema é que com o passar dos dias, o entusiasmo diminui. Com isso, muitos resolvem chutar o balde e acabam retornando com os hábitos ruins na alimentação. E aquela meta estabelecida anteriormente, acaba não sendo cumprida, o que gera uma grande frustração. 

Em entrevista à Rádio Emboabas, a estudante de nutrição do UNIPTAN, Yara Emanuelle, falou sobre a importância de estabelecer metas realistas e listou algumas dicas para conseguir manter uma alimentação saudável. “A gente sempre tem que colocar umas metas realistas. A gente tem que começar aos poucos, que seja objetivo e fácil de alcançar. Porque se a gente coloca uma coisa impossível ou restritiva, você não consegue seguir por muito tempo. Porque seu corpo sente falta e você não vai ter energia para continuar. A questão de planejar as refeições também é muito importante. Por exemplo, para aquelas pessoas que não almoçam em casa, o ideal é separar um dia da semana, faz suas refeições, escolhe legumes, frutas e verduras. Com isso, você vai ter um planejamento, que é onde impede da gente agir por impulso na rua. Então, quando você tem tudo planejado, tona tudo mais fácil.”

A estudante também explicou como as pessoas que estão tendo uma alimentação saudável, devem se portar em momentos em que elas optam por sair da dieta. E falou ainda da importância de se manter motivado mesmo após alguns deslizes na alimentação. “E a gente tem que reconhecer e aceitar que vão ter momentos também que a gente vai ter vontade de comer um alimento específico e tá tudo bem. É só você não exagerar, comer mais devagar, tentar saborear porque assim você terá saciedade e vai matar a sua vontade. A gente não pode se sentir desmotivado, quando acontece aqueles deslizes. Porque acontece, ninguém é de ferro. Mas no outro dia tentar voltar. Pois amanhã, você não deve se arrepender do que você fez hoje. Então, é preciso voltar à rotina normal e levar isso como aprendizado dos hábitos que você está tendo.”

Yara ainda esclareceu que durante todo esse processo de mudanças de hábitos na alimentação, é fundamental celebrar qualquer vitória, mesmo que sejam pequenas. Pois são as conquistas diárias, que vão ajudar na motivação ao longo do processo pela busca de uma alimentação mais saudável. 

Essas foram as dicas da estudante, agora é só colocar em prática e começar 2024 de uma forma diferente. 

Sair da versão mobile