Após dois anos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) volta a ser cobrado em janeiro e os proprietários de veículos já começam a se organizar.
A Luciane Souza do bairro Dom Bosco, disse que prefere pagar em cota única: “Eu prefiro pagar em parcela única para poder ter o abatimento no valor. Eu já me programo para essa despesa no início do ano.”
Já o Felipe do Senhor dos Montes, que é funcionário público ainda tem dúvidas: “Eu ainda estou na dúvida se vou pagar o IPVA de forma parcelada ou de uma vez só, porque como mudou o calendário de pagamento do Pasep, que eu uso para pagar o IPVA em cota única. Ou, talvez, eu vá parcelar, para não precisar esperar.”
Por outro lado, a Sara do Tijuco preferiu parcelar o pagamento: “O principal motivo pelo qual eu vou parcelar é devido ao valor que não é baixo então, eu optei para não pesar no orçamento.”
Assim como eles, milhões de brasileiros se preparam para o pagamento desse tributo. O IPVA 2024 pode ser quitado em cota única ou parcelado em até três vezes.
O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 3%. O pagamento pode ser feito por meio do site da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br), nos guichês dos agentes autorizados, nos terminais de autoatendimento ou via Pix.
O calendário de pagamentos para a primeira parcela ou pagamento integral inicia em 15 de janeiro e se estende até 19 de janeiro. A segunda parcela pode ser quitada entre 19 e 23 de fevereiro, enquanto a terceira e última parcela tem seu período de vencimento entre 18 e 22 de março. As datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo, conforme estabelecido na tabela oficial.
O governo estadual estima uma arrecadação média de R$ 10,6 bilhões com o IPVA em 2024, representando um crescimento de aproximadamente R$ 500 milhões em relação ao ano anterior. Essa projeção considera o aumento de 2,88% na frota de veículos em circulação, passando de 10,8 milhões para 11,2 milhões de veículos registrados até outubro de 2023.