Emboabas

Psicóloga de São João del-Rei explica sentimentos negativos que podem surgir neste período de virada de ano e aponta soluções

Este período de virada de ano novo costuma ser de muita festa, alegria e descanso para muita gente. Só bons sentimentos vibrando por todo lado, certo? Nem sempre. Você sabia que existe um grande número de pessoas que não curte e se estressa bastante com toda essa mudança de ciclo com o tempo pré e pós-réveillon?

Os sentimentos de ansiedade, tristeza, depressão e preocupação podem ficar mais agudos nesta época de fim ou começo de ano novo. O fenômeno é estudado pela Psicologia, como revela Dr. Miriam Ferreira, especialista que atende em São João del-Rei: “Não é uma doença, é um fenômeno, tão comum, tem até nome dezembrite. É um nome que vem surgindo para dar significado a esses sentimentos de ansiedade, preocupação, depressão nesta época do ano”.  

A psicóloga cita as causas que podem gerar esse sentimento ruim que muitas pessoas sentem neste período de virada de ano: “Posso citar o excesso de compromissos sociais, comparações com o outro, saudade de quem já se foi, sobrecarga de trabalho, preocupações financeiras com tantos gastos no fim de ano, a pressão por estar feliz que gera muita ansiedade e ainda o forte sentimento de culpa por metas não alcançadas ao longo do ano”.

E o que fazer para vencer esses sentimentos negativos? Dra. Miriam Ferreira deixa orientações importantes. “A melhor coisa para que a gente consiga minimizar esses sintomas é esse: não se cobrar e listar as coisas boas que você fez no ano. Outra dica é também lembrar que todo dia de manhã é um recomeço. O começo de um novo ano, de um ano melhor, voltando o olhar para aquilo que vai ser bom, minimizando nosso olhar para as coisas negativas. Praticar a doação para os mais necessitados também acalenta o coração, gera bons sentimentos. Tudo isso vai ajudando a diminuir a angústia e outros sentimentos ruins”.

Agora é só praticar todas essas dicas na busca dos melhores sentimentos possíveis para esse 2024 que só está começando.

Sair da versão mobile