O ano novo chegou com boas notícias para o Movimento LGBTQUIA+ das Vertentes. Os trabalhos da ONG serão reforçados em 2024 com recursos de uma emenda parlamentar da Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT/MG), ao valor de R$200 mil. O recurso tem destino certo, a instalação do Centro de Referência em Cidadania e Direitos LGBTQUIA+ da Região das Vertentes.
Quem explica a função desse Centro de Referência é Carlos Bem, atual presidente e fundador do movimento, com atuação há 18 anos aqui na região.
“O que o centro de referência faz é articular uma rede de proteção de direitos. Por exemplo. Uma pessoa LGBTQUIA+, em situação de violência sexual, não pode só chegar lá no Hospital de Nossa Senhora das Mercês e voltar para casa depois do atendimento. O que precisamos fazer é organizar uma rede de várias instituições aqui em São João del-Rei para a gente dialogar com Segurança Pública, Assistência Social, Educação, Saúde e todas as políticas públicas”.
Carlos ainda adiantou outro benefício que essa verba para instalação do Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos vai trazer este ano a cidade e região: a volta da Parada da Cidadania e Orgulho LGBTQUIA+.
“Com esse Centro de Referência, uma das coisas que vamos voltar a fazer neste ano de 2024, em São João del-Rei, e que a gente não faz desde 2016, é a Parada da Cidadania e do Orgulho LGBTQUIA+. Vamos voltar com as campanhas de promoção da cidadania, dos direitos e da visibilidade da comunidade, para assim tentarmos construir uma cidade que acolha e abrace mais a diversidade.”
A previsão é a de que esse Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos das Vertentes comece a funcionar neste primeiro semestre de 2024. Outras informações podem ser conferidas na sede do Movimento LGBTQUIA+ das Vertentes, situado na Rua Dr. Antônio de Freitas Carvalho, nº 7, ao lado da ponte da rodoviária, em São João del-Rei, ou ainda através do instagram @ movimentodhsjdr.