Emboabas

Retrospectiva Emboabas 2023 – Novembro

Confira as principais notícias do mês de novembro de 2023 na retrospectiva jornalística da Rádio Emboabas.

Na UPA e nos postos de saúde de São João del-Rei, testes rápidos para detecção de infecções pela bactéria Streptococcus A começaram a ser utilizados. Trabalhos presenciais da equipe multitarefas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde foram concluídos em São João del-Rei.

Enquanto isso, a Prefeitura de São João del-Rei anunciava a exoneração de 200 servidores, que estavam em cargos comissionados. A medida foi tomada após determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que considerou inconstitucional a contratação de servidores não concursados.

Outra notícia também chamou bastante a atenção do são-joanense em novembro. A cidade dos sinos foi contemplada mais uma vez pelo programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Segundo a portaria de nº 1482, publicada em 21 de novembro, no Diário Oficial, 144 casas populares deverão ser construídas em São João del-Rei, em um empreendimento que será nomeado como Imperial Park 1.

Protestos também não faltaram em relação às algumas intervenções no trânsito de São João del-Rei. Em novembro, radares com velocidade de 30km/h começaram a ser instalados na Avenida 31 de Março, na Colônia do Marçal. Mesmo sem data ainda para começar a funcionar, os radares geraram manifestações nas redes sociais, muitos temendo a lentidão na via que já tem muretas, quebra-molas e passagens elevadas de pedestres. Em entrevista à Rádio Emboabas, em novembro, o Setor de Trânsito da Prefeitura, dizia que o limite de velocidade dos cinco radares poderá ser alterado após o início de seu funcionamento.

Novembro também seguiu quente e com temporais na região. No fim da tarde do feriado da Proclamação da República, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes enfrentaram uma tempestade com fortes ventos e granizo. Casas foram destelhadas, árvores caíram e quedas de energia complicaram a vida da população na zona urbana e rural. O abastecimento de água também ficou comprometido em diversos pontos por até três dias.

Esta foi a retrospectiva do mês de novembro. Em breve, você fica sabendo quais notícias se destacaram em dezembro.

Sair da versão mobile