Emboabas

Retrospectiva Emboabas 2023 – Agosto

Confira as principais notícias do mês de agosto de 2023 na retrospectiva jornalística da Rádio Emboabas.

No início do mês de agosto, a prefeitura de São João del-Rei deu início às obras na Avenida 31 de Março. Por meio de grupos nas redes sociais, circularam fotos que mostravam o início das obras de revitalização da via, localizada no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei. A imagem mostrava os operários iniciando a instalação de barreiras baixas entre as pistas duplas marcando de forma mais clara os dois sentidos de tráfego de veículos. Naquela época, o trecho da avenida, com previsão de duplicação na altura das mangueiras, seguia intacto. Outras intervenções ao longo de toda a avenida, como a instalação de canteiros centrais rebaixados, trechos de 3ª pista para conversão de carros e caminhões, instalação de seis radares com velocidades de 40 a 50km/h, além de sinalizações verticais e horizontais de trânsito também estavam sendo planejadas. Também havia previsão de derrubada de oito das mangueiras situadas na região da Gruta do bairro.

Já virou uma tradição durante o mês de agosto, o oitavo mês do ano acontece uma das festas mais esperadas pela região: a Del Rei Expo. Na edição deste ano, foram seis dias e noites com os mais diversos estilos musicais, reunindo milhares de pessoas, no Parque de Exposições de São João del-Rei. Nomes como Bruno Marrone, Raça Negra e Molejo, Bruno e Rafa, Ícaro e Gilmar, Rosa de Saron, Rick e Renner e Eli Soares ajudaram a realizar mais uma edição que vai ficar para a história.

Outro fato que marcou o mês de agosto foi o incêndio no pátio de veículos e sucatas da Polícia Civil, na Avenida do Contorno, bairro da Cohab, em São João del-Rei. O Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros na época, corporação, a suspeita inicial era de que o fogo teria começado no painel de um dos veículos. As chamas acabaram se alastrando para outros 21 veículos do local. Caminhões pipa particulares de uma empresa vizinha ao pátio atuaram no início do incêndio até a chegada da equipe dos bombeiros. Segundo a gestão do pátio, existiam no local cerca de 1700 unidades de sucatas, motos e outros veículos sob a responsabilidade da Polícia Civil.

Ainda no mês de agosto o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei aprovou, o tombamento institucional da Serra do Lenheiro. A iniciativa aconteceu após o desenvolvimento de um dossiê, que comprovava a importância cultural e natural da serra. O relatório foi desenvolvido com base em estudos e resultados de mais de 20 anos de trabalho. Foi o que contou pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura um dos pesquisadores responsáveis, Ulisses Passarelli: “ O processo de tombamento foi baseado em um estudo técnicos que chamamos de dossiê. Foi uma produção de uma equipe autoral, coordenada por mim, incluindo minha mulher, Betânia; meu filho, Iago; o geógrafo, Arlon; o guia de turismo, Miranda e o ecologista, Edmilson Salles. Essa equipe trabalhou longamente. Ao todo, soma-se 23 anos de pesquisa”. A Serra do Lenheiro é o único patrimônio natural de São João del-Rei. A serra surgiu há cerca de 1,6 bilhões de anos e tem uma altitude de 1.218m. A região é uma continuação da Serra de São José, situada em Tiradentes, e entre as duas serras fica o Vale do Rio das Mortes.

Esta foi a retrospectiva do mês de agosto. Em breve, você fica sabendo quais notícias se destacaram em setembro.

Sair da versão mobile