Confira as principais notícias do mês de março de 2023 na retrospectiva jornalística da Rádio Emboabas.
O mês de março começou com o Tenente-coronel Carlos Henrique assumindo o comando do 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei. O tenente coronel Luiz Eduardo, que estava à frente do Batalhão foi transferido para Belo Horizonte, para chefiar o Centro de Gestão Documental da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O comandante Carlos Henrique, em seu primeiro discurso, se prontificou a proteger a comunidade e impulsionar os trabalhos da PM.
Em março, a torcida do atlético fez a festa ao receber o time do Galo em São João del-Rei para o jogo contra o Athletic na semifinal do Campeonato Mineiro. Festa também para a torcida do Athletic que viu o Esquadrão de Aço sair na frente e vencer o Atlético por 1×0. No jogo de volta, em Belo Horizonte, o Atlético acabou vencendo pelo mesmo placar e avançou para a final do Campeonato Mineiro.
Em março, a Câmara de Vereadores de São João del-Rei reprovou, em reunião ordinária, o projeto de lei 7848. De autoria do executivo, o texto solicitava a contratação de empréstimo de quase R$ 16 milhões para o Departamento de Água e Esgoto (Damae), via Caixa Econômica Federal. Foram 8 votos contrários, 2 abstenções e um favorável. A maioria dos vereadores que se posicionaram contra disse que a situação do Damae é grave e que os problemas de falta d’água precisam de solução urgente, porém, não acredita que um empréstimo vá resolver. Alguns vereadores destacaram ainda que o texto do projeto apresentava falhas técnicas. Isso porque não deixa claro como seriam feitas as obras de restauração da rede de abastecimento da cidade. O diretor do Damae, à época, disse que o valor era indispensável para combater os constantes problemas de falta d’água na cidade.
Ainda no terceiro mês do ano, mudanças na Casa Legislativa. Stefânio Rodrigues Pires (UNIÃO) perdeu seu mandato de vereador. Stefânio foi condenado em duas instâncias, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), perdendo seus direitos políticos. O crime de violência doméstica foi cometido em 2013. Com a abertura de uma vaga na casa legislativa, o vereador suplente eleito nas eleições municipais de 2020, Rodrigo Deusdedit da Silva (PSL), foi convocado para tomar posse, assumindo o mandato em questão, na forma da lei.
Esta foi a retrospectiva do mês de março. Em breve, você fica sabendo quais notícias se destacaram em abril.