Emboabas

Estudante de nutrição dá dicas de como evitar o excesso de comidas e bebidas no Natal

Nos dias 24 e 25 de dezembro, a maioria das pessoas se junta para celebrar o Natal. E além da tradicional troca de presentes, das orações, um dos pontos altos da noite é a ceia, afinal é neste momento que as pessoas se unem para compartilhar diferentes pratos. E é justamente por essa diversidade de comidas e bebidas oferecidas durante essa festividade, que se faz necessário tomar alguns cuidados para que a saúde não seja prejudicada com os excessos que são tão comuns nesta época do ano.

Em entrevista à Rádio Emboabas, a estudante de nutrição do UNIPTAN, Yara Emanuelle, listou algumas dicas para se evitar o exagero tanto com a comida quanto com a bebida alcoólica:

“É muito importante não sair de casa com fome, porque é aí que perdemos o controle e comemos mais que devíamos. Também é importante evitar ficar perto das comidas depois de estarmos satisfeitos, evitar ficar conversando e petiscando. Uma vez que quando adquirimos consciência alimentar, a gente sabe quando está satisfeito. Então se a gente ficar perto da comida, a gente vai querer comer mais. Outra situação, é que muitas pessoas gostam de consumir bebida alcoólica. Tá ingerindo água entre a bebida alcoólica vai ajudar muito para a digestão ser mais devagar e conseguir uma boa hidratação”.

Mesmo com todas essas recomendações, pode acontecer da tentação falar mais alto e manter o equilíbrio alimentar durante as festividades se tornar uma tarefa mais difícil. Nesse caso, a estudante explicou que as pessoas que venham a se alimentar de forma exagerada podem acabar sofrendo com certos desconfortos como inchaço abdominal, azia, desconforto gástrico e ainda com indigestão.

Yara esclareceu quais devem ser as medidas a serem tomadas para que a recuperação aconteça o mais rápido possível: “Cabe a todo mundo a beber muita água para poder ajudar na digestão. Voltar no outro dia para os exercícios físicos que sejam até aqueles mais leves como a caminhada que inclusive ajuda na digestão. Optar por refeições mais leves, evitar aqueles alimentos muito gordurosos porque o corpo precisa voltar ao normal, só que você não pode fazer nada muito exorbitante. Voltando para a rotina normal, você consegue voltar tudo certinho”.

Já para as pessoas que fazem o uso de bebidas alcoólicas, a estudante recomenda primeiramente beber água para evitar uma possível desidratação. Ela também orienta a não deixar de se alimentar, já que quando se está de estômago vazio o álcool tem uma digestão muito rápida. Com isso, o corpo acaba absorvendo a bebida alcoólica num espaço de tempo menor e devido a isso, as chances de se ter uma ressaca são muito maiores.  

A entrevista completa você pode conferir na nossa área de podcast, aqui em nosso site.

Sair da versão mobile