Emboabas

Comandante da Guarda Municipal fala sobre Operação Natal Seguro lançada pela instituição e orienta consumidores e lojistas com dicas de segurança

A Guarda Municipal de São João del-Rei lançou na última semana a Operação Natal Seguro. A iniciativa tem como finalidade reforçar a segurança da população durante o período natalino, visto que se tem um aumento no fluxo de pessoas que circulam pelas ruas da cidade durante essa época do ano.

A operação será realizada na cidade até  véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Em entrevista à Rádio Emboabas, o Comandante da Guarda Municipal, Bruno Rios contou quais foram às ações adotadas pela instituição para que as pessoas possam circular pelo município com tranquilidade para realizarem as tradicionais compras de Natal. “A gente estendeu o horário do nosso efetivo nas ruas para que pudesse estar presente o possível, as pessoas durante as compras perceberem que as equipes da Guarda Municipal estão ficando pela manhã, tarde e noite em pontos estratégicos. Pontos que contam com um fluxo grande de pessoas como a Av. Presidente Tancredo Neves, Marechal Deodoro, Praça do Calçadão e no Largo Tamandaré no Centro e a Av. Josué de Queiroz, no Matosinhos. E você consegue perceber as equipes posicionadas de forma a ficar estrategicamente observando e mantendo a prevenção da segurança durante as compras para que assim se evite qualquer tipo de transtorno como furtos que infelizmente acontecem nesse período do ano”. O chefe da guarda reforçou que esse patrulhamento é feito tanto por veículos quanto por guardas que estão a pé. 

Com relação às ocorrências, o Comandante explicou que até o momento não houve registros significativos durante esse período de maior movimentação pelas ruas. Mas listou quais são os tipos de infrações mais comuns de acontecerem nessa época do ano e explicou quais são as providências a serem tomadas pela vítima e o papel da Guarda Municipal em situação de flagrante, por exemplo. “O furto, por exemplo. Devido ao grande fluxo de pessoas acaba passando por muitas outras pessoas e dá falta do celular ou da carteira. E no caso dos comerciantes, eles podem dar falta de algum objeto dentro da loja, devido ao grande fluxo de pessoas também. Nessas situações, a gente orienta a fazer o contato com a Guarda Municipal para que a gente possa orientar. Lembrando que se for flagrante, se a Guarda Municipal presenciar no momento, o indivíduo for identificado, a vítima identificar que foi vítima de furto ou até o comerciante, e o indivíduo for localizado, é uma competência da Guarda Municipal conduzir o indivíduo em flagrante delito à autoridade policial. Então, a Guarda Municipal em situação de flagrante pode realizar a prisão do indivíduo que cometeu o crime ou a contravenção penal”.

O chefe da Guarda ainda enumerou uma série de orientações de segurança que devem ser adotadas pelos motoristas, pelos consumidores e pelos comerciantes nesta época do ano. “O trânsito aumenta muito o fluxo de pessoas durante esse período, então é importante demais ter atenção. Pelas regras de trânsito e de segurança porque o Centro fica muito inflado de pessoas e o Matosinhos também. Então, é importante estar observando aonde vai estacionar para não sofrer a situação desagradável de uma autuação de trânsito. Já com relação aos consumidores que estão a pé, a gente recomenda que ande com o mínimo de dinheiro possível e realizar as transações via cartão de débito ou Pix. Evitar também bolsas no caso das mulheres e levar o objeto sempre a frente. E ainda evitar utilizar pertences que possam ser facilmente extraviados como celular e dinheiro. E sobre os comerciantes, é importante fortalecer a segurança. Por mais que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estejam presentes, a gente não consegue contemplar a segurança para todos os comerciantes a todo o momento. Então, quem tiver condições de promover uma segurança interna é muito interessante”.

Caso as pessoas necessitem acionar a Guarda Municipal de São João del-Rei, pode-se procurar algum guarda que esteja na rua de serviço ou entrar em contato pelo número 153, ou ainda comparecer até a sede da Guarda Municipal que se localiza no segundo andar da rodoviária de São João del-Rel, na Rua Coronel Antônio Maria Clarete da Silva, no bairro Fábricas.

A entrevista completa pode ser conferida na área de podcast do nosso site, o emboabas.com.

Sair da versão mobile