Profissionais do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) estão em São João del-Rei fazendo a fiscalização e supervisão dos radares instalados na Avenida 31 de Março, no bairro Colônia do Marçal. Vídeos que circulam em grupos de conversa, mostrando a presença da equipe do Inmetro naquela via, afirmam que os radares de lá já estariam funcionando, o que não é verdade.
Segundo Valdo Alves, responsável pelo Setor de Trânsito da Prefeitura, a ação faz parte de todo o processo necessário antes do início do funcionamento dos radares. “Antes de entrarem em funcionamento, os radares precisam passar por essa verificação do Inmetro. Os profissionais deles têm que vir aqui e verificar, calibrar, testar os equipamentos, ver se está tudo certo”.
Valdo também explicar quais serão as próximas etapas para a regularização de toda a sinalização na Avenida 31 de Março. Quebra-molas serão removidos. “Certificando, arrumando tudo, nós vamos colocar a sinalização, as placas de velocidade, arrancar aquelas quebra-molas que estão no lugar errado para, só depois, começarmos o funcionamento dos radares. Eles não podem funcionar sem passarem primeiro por essa verificação do Inmetro”.
Ainda de acordo com o Setor de Trânsito no município não há uma data definida para o início das operações dos radares e que tudo será informado oficialmente à população.
Os radares foram instalados em meio a uma série de mudanças que estão sendo feitas na principal via do bairro Colônia do Marçal. Além dos controladores de velocidade, a avenida também conta com vários quebra-molas e estreitamentos de pista.
Serão cinco radares ao todo na via, quatro com velocidade máxima de 30 km/h e um com 40km/h, sendo este, o situado na altura do posto de combustíveis, próximo ao aeroporto. A velocidade máxima regulamentar nos outros trechos da Av. 31 de Março será de 40 km/h.