Emboabas

Uso de preservativos ainda é o melhor método de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, reforça infectologista de São João del-Rei

O mês de dezembro é o período do ano reservado para a conscientização e a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. A campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, tem como propósito oferecer informações a respeito de como se proteger contra esse tipo de patologia, além de prestar auxílio e proteger os direitos das pessoas que convivem com as ISTs. 

O caminho mais eficaz para se evitar o contágio de infecções sexualmente transmissíveis é a prevenção. Em conversa com a Rádio Emboabas, a médica infectologista,  Janaína Teixeira, falou da importância do uso de preservativos. Sonora 01 “O preservativo é um método de prevenção muito eficaz porque ele previne contra todas as  infecções sexualmente transmissíveis. Ele protege contra o HIV, contra a Sífilis, Herpes genital, Gonorreia e Tricomoníase, dentre outras. Então é um excelente método de prevenção”. 

Algumas das ISTs como o HPV e a Hepatite B já contam com vacinas como método de prevenção, mas isso não é uma realidade para todas as doenças que são classificadas como infecções sexualmente transmissíveis, como é o caso do HIV. Mesmo com a vacina para essas duas patologias, a médica explicou que o melhor a se fazer é utilizar o preservativo como forma de se evitar o contágio dessas infecções. Uma vez que essas doenças podem apresentar sintomas desagradáveis comprometendo a qualidade de vida dos portadores. Outras podem  recidivar, ou seja, a pessoa pode ter vários episódios durante a vida, como é o caso da  Herpes genital. Outras ainda podem cronificar, isso significa que o portador pode ficar  com o vírus para o resto da vida. Diante de todo esse cenário, a infectologista esclareceu que a prevenção é o melhor caminho.

A infectologista ainda orienta o que uma pessoa deve fazer caso tenha uma relação sexual desprotegida. Sonora 02 “O uso da profilaxia após exposição sexual, da PEP. Então, se a pessoa tiver uma relação desprotegida existe disponível pelo Ministério da Saúde um medicamento que ela pode utilizar. Procurar o atendimento no CTA e pode utilizar dependendo da situação, o pessoal da saúde vai vê se enquadra no caso de fazer a profilaxia e pode ser fornecido o medicamento como prevenção pós-relação sexual desprotegido”. 

Para serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e de outras doenças infectocontagiosas  pode-se buscar atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São João del-Rei, que está localizado na  Rua Maria Tereza, nº: 44, no Centro, ao lado da Praça da Estação Ferroviária. O telefone para contato é o  (32) 3372-8097. 

É importante ressaltar que o trabalho do CTA acontece de forma sigilosa. 

Sair da versão mobile