Após um primeiro semestre de centenas de casos confirmados para a dengue em São João del-Rei, o segundo semestre registrou queda das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No mês de novembro, o município registrou seis casos para a dengue.
De acordo com boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 01 de dezembro são 934 casos para a doença ao longo de 2023. Para Chikungunya, apesar de não ter registros positivos no mês de novembro, foram 282 casos positivos ao longo do ano.
Os dados do último boletim ainda apontam 2609 notificações para dengue, sendo 1525 casos negativos e 148 aguardando resultados. Para Chikungunya são 647 notificações, sendo 343 negativos e 21 que continuam aguardando resultado. Para Zika Vírus são duas notificações que aguardam resultado.
A principal maneira de prevenir as doenças é combatendo os mosquitos. É fundamental trabalhar de forma coletiva para eliminar locais em que a água possa ficar acumulada. Isso facilita a procriação. O mosquito coloca seus ovos nesses locais. Por isso, limpe sempre as calhas da sua residência. Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação líquida.
As picadas do mosquito da dengue acontecem, geralmente, nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Fique atento aos sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.