Emboabas

Radares na Avenida 31 de Março ainda não estão ativos

Os cinco radares instalados na Avenida 31 de Março, uma das avenidas mais movimentadas do município de São João del-Rei, ainda não estão funcionando. De acordo com o setor de trânsito no município ainda não tem data definida para o início das operações.

Os radares foram instalados em meio a uma série de mudanças que estão sendo feitas no local. Além dos controladores de velocidade, a via também conta com vários quebra-molas, cortes de árvores e estreitamento da pista.

O responsável pelo setor de trânsito da cidade, Valdo Alves, falou sobre a velocidade permitida no local: “A Avenida 31 de março ela é uma via arterial, se fossemos olhar como via arterial, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Mas como lá é uma rodovia estadual, que está sob a concessão do município, e tem vários quebra-molas dentro de uma área urbana, a velocidade máxima permitida foi reduzida de 60km/h para 40km/h”.  

No entanto, quatro radares instalados na Avenida terão a velocidade máxima de 30km/h. “A gente está colocando o radar onde são cruzamentos mais perigosos, onde tem um maior número de acidentes. Por exemplo, perto do Veracruz está sendo colocado ali, porque ali tem uma rua que dá acesso a Cohab e a Santa Cruz de Minas, e ali tem muitos caminhões que pegam o cruzamento. Outros radares também serão instalados próximos a outros cruzamentos, para que as pessoas diminuam a velocidade nesses locais, e o trânsito flua com mais segurança”.

O outro radar que será instalado próximo ao Jardim Aeroporto, terá a velocidade máxima de 40km/h. “O radar do Jardim do Aeroporto vai ser de 40km/h, porque lá como tem menos residência e é mais comercial, a gente vai poder manter nos 40”.

Ainda de acordo com Valdo, se os radares começarem a causar congestionamentos na via, a velocidade máxima permitida pode ser alterada.

Sair da versão mobile