Emboabas

Presidente do Sindcomércio de São João del-Rei fala sobre as contratações de final de ano para o comércio local

Um dos períodos mais aguardados pelas pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho é o fim de ano. Uma vez que, por conta da grande movimentação que se tem nos comércios nessa época, muitas empresas abrem vagas que inicialmente são temporárias e podem vir a se tornar definitivas no futuro. E em São João del-Rei, esse cenário não é diferente.

Em entrevista à Rádio Emboabas, o presidente do Sindcomércio – Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei, Wainer Haddad, falou sobre esse período de contratações no ano:

“Sempre tem uma contratação temporária que pode se tornar efetiva depois do Natal, pois as pessoas podem realmente ficarem empregadas, dependendo do que for o aquecimento do Natal, do que for a expectativa da pessoa estar fazendo, do que vai ter de retorno. Então, eu acredito que terá um número significativo de contratações. Ainda não tenho os números, pois a gente só consegue isso depois do Natal. Mas teremos sim contratações temporárias que serão efetivadas por conta do Natal. E o que acaba gerando também aumento das vendas e do consumo das pessoas”.

O presidente ressaltou que as pessoas desempregadas devem enviar os seus currículos para as lojas para que possam aproveitar as oportunidades de emprego que serão oferecidas. E essa expectativa para as contratações de fim de ano para o comércio pode ser reforçada por meio de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio (MG). A instituição afirmou que 17% dos comerciantes consultados em Minas devem abrir postos de trabalho neste período de final de ano.

O levantamento ainda apontou que em comparação ao ano passado, este percentual representa um aumento de 3,3 pontos percentuais no número de trabalhadores temporários. O estudo também indicou que cerca de 44,2% dos empresários consultados afirmaram que existe uma possibilidade alta ou muito alta de efetivarem esses trabalhadores temporários.

Sair da versão mobile