O Dia de Doar é um movimento iniciado em 2012, nos Estados Unidos e tem como objetivo promover a generosidade, incentivando as pessoas a realizarem os mais diferentes tipos de doações. No Brasil, a iniciativa é realizada desde 2013. Neste ano, o Dia de Doar acontece nesta terça-feira, dia 28 de novembro e em São João del-Rei, a ONG Nova Geração estará fazendo parte do movimento de caráter global, pedindo doações para a população.
Realizando essa iniciativa desde 2018, a ONG define a cada ano um objetivo central de suas arrecadações. Em 2021, por exemplo, o foco da ação foi a montagem e a entrega de kits escolares. Neste ano, a grande meta só será revelada na terça-feira, por meio das redes sociais da instituição, mas isso não é um impedimento para aqueles que querem contribuir de forma antecipada com a ação. Inclusive, Mayra Oliveira, secretária da ONG, listou os tipos de doações que a ONG está pedindo neste ano:
“Os tipos de doações podem doar dinheiro, realizar pix. As pessoas também podem doar roupas, e livros. No caso dos livros, a gente pede que títulos juvenis, como Harry Potter ou Percy Jackson, livros que as crianças gostam de ler e também tem curiosidade. Quem deseja ajudar pode ainda doar outros itens como sapatos. As doações serão repassadas para as nossas crianças”.
Como o Dia de Doar se trata de uma ação global e a ONG tem uma ligação histórica com países europeus por conta de seus fundadores, na terça-feira, a ONG realizará algumas ações especiais com os parceiros internacionais. Como contam Mayra Oliveira e a relações públicas da instituição, Lígia Ferraz:
“Amanhã, a gente vai fazer uma série de entrevistas. Vamos eu e a Noa, filha Samuel Van de Raa, fundador da ONG Nova Brasil, realizar essas entrevistas pela cidade com alguns patrocinadores e alguns empresários. E nessas entrevistas, a gente vai falar sobre o Dia de Doar e como vai funcionar essa iniciativa. Lá na ONG, os funcionários receberão marmitex, que serão doados por empresários. Voltando as entrevistas, a presença da Noa é importante, pois acontecerá uma transmissão simultânea. Uma vez, que todas as ações serão transmitidas em transmissões simultânea com a Holanda e na Bélgica. A Mayra vai falando em português e a Noa vai traduzindo, para que eles saibam exatamente o que está acontecendo, já que a gente procura manter essa parceria”.
Todas as doações arrecadadas pela ONG Brasil ao longo dessa iniciativa serão revertidas para ajudar na manutenção da entidade, como explica Lígia: “É que no momento, a ONG atende 236 crianças e adolescentes, de 06 a 18 anos. Então para manter esses jovens, oferecendo alimentação, por exemplo, para muitos ali é a melhor refeição do dia, a ONG precisa de ajuda. A gente trabalha no contraturno, quem estuda de manhã frenquentam à tarde e quem estuda de tarde frequenta pela manhã. Então, têm muitos que chegam ali e a gente precisa arrumar roupas, calçados. A gente também ajuda com o oculista, com médico, exames, por exemplo. A Mayra trabalha muito com acompanhamento familiar e a demanda é muito grande, a gente tem um gasto elevado por conta das atividades que oferecemos”. As doações também vão auxiliar no caixa da instituição.
As profissionais ainda ressaltaram que as pessoas que desejam ajudar doando seu tempo, auxiliando como voluntários, também são muito bem-vindas.
A ONG Nova Brasil atua em São João del-Rei desde 2017 e atende mais de 200 crianças e adolescentes de forma gratuita, oferecendo ações que visam o desenvolvimento pessoal e social dos assistidos.
Para aqueles que desejam ajudar a instituição durante o Dia de Doar ou de alguma outra forma pode-se entrar em contato através das redes sociais, basta procurar por ONG Nova Geração Brasil ou pelo site: https://www.ong.ng-brasil.com.