Emboabas

Damae esclarece que é falsa uma postagem sobre suposta pesquisa de contaminação da água da cidade

Foi divulgada em redes sociais que uma empresa contratada pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) teria realizado pesquisa para analisar a qualidade da água fornecida pelo Damae (Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e que havia constatado suposta contaminação. Mas não passou de uma notícia falsa, como explica Heverton de Assis Ribeiro, técnico químico do Damae.

“Eu entrei em contato com eles, com o pessoal do laboratório, eles falaram: ‘não, aqui não tem nada disso’. Daí, para frente, nós já começamos a averiguar e constatou-se que foi realmente essa fake news. Até o veículo que comunicou de início essa fake news, o pessoal do próprio laboratório já tinha entrado em contato com eles, informando que era falso, eles tiraram do ar, mas já era tarde, aí já começou a disseminar lá a notícia falsa pra todo mundo.”

De acordo com o técnico químico do Damae, a autarquia está sempre atenta à qualidade da água, fazendo o monitoramento laboratorial.

“Todo mês são realizadas análises microbiológicas das estações e também das ruas. Aí o que acontece? Não é que todo mês a gente faz num ponto específico nas ruas. Isso é aleatório. Tem das estações, os posto artesianos, todo mês a gente passa coletando também, justamente para monitorar. A água é própria para consumo, nós temos o laboratório que ele é terceirizado, é feita as análises, as análises são feitas lá em Belo Horizonte. Se alguém tiver dúvida, questão da qualidade da água, é só procurar a gente lá no Damae. Estamos de portas abertas para estar atendendo o pessoal. E alertar a população também para que não acreditem em tudo que vê em grupo de WhatsApp. Principalmente essas questões sem fundamento, sem embasamento. O que acontece? Ah, eu escrevi ali, mas não tem um laudo, não tem nada que comprova. Vamos ficar atentos a isso porque é dissemina o mal. E gera um transtorno muito grande.”

Qualquer dúvida ou mais informações, entre em contato com o Damae na Praça Duque de Caxias – Centro de são João del-Rei, ou pelo telefone 3371–8080 ou ainda no site damaesjdr.mg.gov.br.

Sair da versão mobile