Muitas pessoas estão ansiosas pela próxima sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023. Uma vez que nessa data acontece a tradicional Black Friday. E nesse dia, comércios e empresas de diferentes ramos de atuação oferecem serviços e produtos com descontos. E em São João del-Rei, a ansiedade pela data não é diferente. Visto que, muitas lojas da cidade já estão anunciando as condições especiais que serão oferecidas ao público consumidor.
Além da ansiedade existe também uma grande expectativa para esse dia, por parte do comércio, como afirma o presidente do Sindcomércio – Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei, Wainer Haddad: “Nós estamos com a expectativa de ser igual ou melhor um pouco, em torno de 3% a 4% em relação ao ano passado. Então, pelo cenário econômico que a gente está passando hoje, é uma expectativa muito boa, muito relevante em termos de faturamento para o comércio. Nós estamos apostando sim na Black Friday”.
Wainer ainda afirmou que o ticket médio, que é o indicador que mensura o desempenho de vendas de uma empresa, deve girar em torno de R$ 90,00 a R$ 100,00 no comércio varejista que é um valor muito vantajoso, segundo o presidente.
O presidente do Sindcomércio apontou os motivos pelos quais a Black Friday ganhou tanta relevância para o comércio local nos últimos anos. “Primeiro que a Black Friday para nós é uma data nova, é uma data que antes não significava nada e a partir de agora, de alguns anos para cá, é uma data com relevância em relação às vendas no comércio. É uma data muito transitória que é entre o final do ano e o Natal, então uma data que veio realmente para incrementar as vendas, e se tornou um incentivo a mais para o comércio em relação às nossas vendas e aos nossos faturamentos.”
Outro motivo pelo qual a Black Friday é tão esperada pelo comércio local se dá por conta do impacto que ela causa na economia local. Pois, o consumidor preferindo comprar no comércio da cidade, ao invés de realizar compras online, por exemplo, o município como um todo é beneficiado, como explica o presidente:
“Nem tudo é só preço, nem tudo é só a vantagem da compra. Nós temos hoje uma relação muito grande com o comércio. Nós geramos empregos, nós geramos impostos e isso é revertido para a população, é revertido para a própria pessoa que está fazendo as compras. Primeiro, com relação a troca que é muito mais fácil no comércio. Você também estará gerando emprego, você está gerando imposto, você está a economia da sua cidade girar. Ao ponto que quando você compra pela internet, você está fazendo a economia girar de uma outra cidade. Então, você está esquecendo da sua cidade, você ganha o dinheiro aqui na sua cidade, invista na sua cidade que só assim você terá uma condição de vida melhor. Terá ainda condições de realizar mais compras, terá condição de ter a sua participação efetiva não só no comércio, mas sim em toda a comunidade”.
Reforçando toda a expectativa pela data, segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), cerca de 60% dos consumidores mineiros vão às compras neste mês. Lembrando que a Black Friday em São João del-Rei, assim como em todo o estado e em todo o país Brasil, acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro.