Emboabas

Economista são-joanense destaca impacto da Black Friday para a cidade e orienta sobre riscos de endividamento

Com as promoções de novembro impulsionadas pelo clima da Black Friday e a proximidade do pagamento das parcelas do 13º salário na conta, os trabalhadores consumidores já começam frequentar o comércio e a aquecer a economia em todo o país, inclusive aqui na região de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

Douglas Ferreira, especialista do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ), destaca o impacto positivo da data no comércio de São João del-Rei, setor que emprega mais de 6 mil trabalhadores na cidade. 

“São João del-Rei é uma cidade polo na região, principalmente no setor de comércio e serviços. Só o setor de comércio emprega mais de seis mil trabalhadores com carteira assinada, o que equivale a cerca de 31% da mão de obra formal no município. Então a Black Friday é uma data que gera muita riqueza, que impulsiona a economia, que faz a economia girar da cidade”.

Usar a renda extra do fim de ano no comércio local é fundamental para o fortalecimento da economia da região. No entanto, na hora de gastar, os consumidores precisam ficar atentos ao impulso e ao endividamento descontrolado nesta época do ano. Douglas Ferreira orienta.

“Primeiro envolve o planejamento e não comprar por impulso. Só comprar aqueles itens que são necessários. Além disso, a questão do monitoramento dos preços. Monitorar, verificar se eles estão de fato mais baixos principalmente no período antes da Black Friday, e também colocar no custo desse item o frete. Porque, às vezes, o preço pode estar mais baixo, mas o frete vai ser embutido nas compras on-line e pode encarecer o produto, mesmo que seja retirado em lojas, em estabelecimentos aqui na cidade”.

Lembrando que a Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com muitas promoções em todos os setores da economia. É data comercial inspirada no calendário dos Estados Unidos, celebrada um dia depois do Dia de Ação de Graças por lá.

Sair da versão mobile