Nesta terça-feira (21), A Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei vai realizar o “Dia D” contra o Aedes aegypti. O evento tem o objetivo de mobilizar a população contra o vetor transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
As equipes de endemia estarão em frente na Praça do Matosinhos, das 8h30 às 12h. Além de apresentações musicais, danças e passeata de alunos das escolas municipais, o evento também vai contar com aplicação de vacinas contra covid-19, e Influenza. Também haverá orientação nutricional, tipagem sanguínea, distribuição de mudas e oficinas esportivas.
No município foram registrados, até o dia 17 de novembro, 2.599 pacientes com suspeita de dengue, sendo 933 confirmados e 282 casos de chikungunya. O balanço do terceiro Levantamento do Índice Rápido por Amostragem (Lira) de focos do mosquito Aedes aegypti de 2023 em São João del-Rei, registrou média de 1,9%, o que representa médio risco de infestação. Nos 2.120 imóveis pesquisados foram coletados 46 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti. 93,48% dos focos foram encontrados em locais onde existe a presença de uma pessoa responsável.