Cássia Eller já anunciava por meio das suas letras: “Quando o segundo sol chegar…”. E esse sol extra para cada um chegou! São João del-Rei e outros estados da região sudeste do Brasil enfrentam uma onda extrema de calor. É a segunda do ano, inclusive.
Para quem espera um alívio, a notícia não é tão boa assim. É que essas altas temperaturas devem se estender ao longo de toda a semana. E o ar fica bem seco.
Até o próximo domingo, dia 19, de acordo com o Climatempo, os termômetros devem ficar entre os 20º e 37º. Nem no início da manhã vamos ter uma trégua.
A umidade do ar também fica lá embaixo. Às tardes, por exemplo, pode cair para o 17%, índice muito baixo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só para se ter uma ideia, é o que os moradores de áreas de deserto passam todos os dias.
Chuva, se vier, vai ser em volume baixo e bem rápida. Não ultrapassa os 15 milímetros. Não tem outra saída. É preciso cuidar da saúde. Beba bastante água; umidifique o ambiente com um balde d’água; use soro fisiológico para lavar as narinas; mantenha a casa limpa; e evite exposição e atividades físicas diretas no sol entre 10h e 17h.