Emboabas

Cruzamento do bairro Caieiras terá, além de detectores de avanço, radar com velocidade de 40 km

Detector de avanço e radar

Quem está circulando pelo município nos últimos dias têm observado algumas mudanças no trânsito: instalação de detector de avanço, radares também sendo instalados na Avenida 31 de março, e ainda pedidos recentes para religação dos semáforos e cobranças por manutenção em alguns semáforos de pedestres.

Em entrevista ao Programa Em Foco de segunda-feira, 13 de novembro, o responsável pelo trânsito do município, Valdo Alves, falou sobre a reinstalação do detector de avanço no cruzamento de acesso ao bairro Caieiras. “Tinha lá, um tempo atrás, um controlador de avanço, era somente o controlador. Aí, venceu o contrato com a empresa, eles vieram e retiraram. A prefeitura fez uma nova adesão, e reinstalou lá na Caeiras, que é um ponto muito crítico”.

Valdo também explica que além do controlador de avanço, agora também tem o radar de velocidade. “Porque quando o semáforo estava funcionando, o controlador de avanço estava controlando a turma lá bem. Só que quando a gente desliga à noite, lá por volta de 21 horas, momento em que o fluxo diminuí, o pessoal estava passando em uma velocidade um pouco exagerada, tanto que ali estava sempre com acidente, toda semana estava tendo acidente. Então foi instalado o radar também, de 40km/h”.

Portanto os motoristas e motociclistas que passam pelo local devem ficar atentos ao detector de avanço, e ao radar de velocidade máxima permitida que é de 40km. “Avançou o sinal, e passou acima da velocidade máxima, de 40km/h, vai levar duas multas: uma por excesso de velocidade, e uma por ter avançado o sinal vermelho. E fique bem claro, lá só leva multa quem passar no vermelho, porque a gente liga a afiação do controlador na lâmpada vermelha do semáforo. Então só quando vai energia elétrica lá na lâmpada, que a lâmpada acende, é que vai energia na câmera. Então se o cidadão dizer: passei no verde, passei no amarelo, fui multado, é mentira”, declara Valdo.

A multa de avanço de sinal é gravíssima, custa aos bolsos dos infratores R$ 293,43, e o condutor leva 7 pontos na carteira nacional de habilitação. Além da instalação do radar de velocidade no bairro Caieiras, outros cinco estão sendo instalados na Avenida 31 de Março, na Colônia do Marçal. Ainda não tem data para o início do funcionamento dos novos radares no município.

Confira a entrevista completa aqui em nosso site, na área de podcast.

Sair da versão mobile