“Sertão é a avó bordando caminhos com linhas coloridas”. Com esta frase e outras ilustrações bordadas em referência ao sertão nordestino, a produção artesanal da professora da UFSJ, Giovana Scarelli, ilustrou uma das questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
O bordado faz parte do artigo “A máquina de costura e os fios da memória: aspectos (auto)biográficos engendrados pelo cinema”. A notícia pegou de surpresa a educadora universitária que atua no Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (DECED).
Em entrevista divulgada pelas redes sociais da UFSJ, a professora conta que o trabalho foi feito durante a pandemia, momento em que ela aproveitou para retomar algumas artes manuais, como bordado e costura. Inspirações retiradas de fotografias da avó bordadeira e de artigos que escreve após assistir a filmes que destacam o sertão, contribuíram para o resultado final do trabalho.
Para ela, a escolha da “Fotografia da avó bordada” se relaciona com um novo modo de pensar as questões geográficas, históricas, sociais que levam a subjetividade. “É um outro jeito de pensar e o Enem traz esses desafios para os candidatos – interpretar, ir além, não ficar preso a conceitos muito ‘quadrados’.”, declarou a educadora.
Lembrando que, no próximo domingo, 12 de novembro, acontece a segunda parte das provas do ENEM. Os candidatos terão cinco horas para a resolução das questões de Ciências da Natureza e Matemática. Os portões dos locais onde cada candidato irá realizar a prova abrem às 12h e fecham, pontualmente, às 13h.