O balanço do terceiro Levantamento do Índice Rápido por Amostragem (Lira) de focos do mosquito Aedes aegypti de 2023 em São João del-Rei, registrou média de 1,9%, o que representa médio risco de infestação. Foram inspecionados 2.110 imóveis nos bairros da cidade entre os dias 23 e 27 de outubro. A amostragem corresponde a aproximadamente 4,02% do total de imóveis trabalháveis da cidade.
Nos 2.120 imóveis pesquisados foram coletados 46 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti. 93,48% dos focos foram encontrados em locais onde existe a presença de uma pessoa responsável.
O bairro com mais focos do mosquito é o Fábricas, seguido do Solar da Serra. A maioria dos focos encontrados estavam em depósitos passiveis de remoção/proteção ou em depósitos móveis. Como lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas); sucatas em pátios e ferros-velhos, entulho de construção, ou vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeira, bebedouro em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção, objetos religiosos/rituais.
Todos os responsáveis pelos imóveis onde foram encontrados os focos serão notificados e serão direcionadas ações para eliminar os focos do mosquito.