Emboabas

Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo filho da Diocese de São João del-Rei, assume o Regional Nordeste 3, uma das 19 regionais da CNBB

Dom Dirceu. Foto: Reprodução da Internet

Natural da cidade de Barroso, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, filho, portanto, da Diocese de São João del-Rei, foi eleito na manhã desta quarta-feira, 08 de novembro, como o novo presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele foi escolhido pelos arcebispos e bispos presentes em Assembleia. A eleição de Dom Dirceu se deu após o Papa Francisco nomear Dom Carlos Alberto, até então presidente do Regional, como bispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas.

A CNBB tem uma estrutura composta por uma unidade matriz, em Brasília, no Distrito Federal e 18 unidades regionais, uma delas a Regional Leste 2, integrada por todas as dioceses de Minas Gerais, incluindo portanto a Diocese de São João del-Rei, Leopoldina e a Arquidiocese de Juiz de Fora. Já o Regional Nordeste 3, cujo presidente, Dom Dirceu, eleito na manhã desta quarta-feira, 08 de novembro, é composta pelos estados de Bahia e Sergipe, contando com 26 dioceses, como explicou o bispo filho de São João del-Rei, afirmando ser uma escolha fruto da confiança que os bispos têm para com ele.

O Regional Nordeste 3 da CNBB, que reúne as 26 dioceses da Bahia e Sergipe, tem Dom Dirceu como presidente para o quadriênio 2023-2027, com as funções de convocar e presidir as Assembleias Gerais do Conselho Regional, convocar e presidir a Assembleia Pastoral Regional; e representar legalmente o Conselho Episcopal Regional, dentre outras atribuições. O bispo de Estância em Sergipe, Dom José Genivaldo Garcia, e o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto, seguem como vice-presidente e secretário, respectivamente.

Dom Dirceu de Oliveira Medeiros é um dos bispos que representaram a CNBB na Assembleia Sinodal, realizada em outubro passado em Roma, no Vaticano. De acordo o bispo da diocese de Camaçari, o Espírito Santo é o protagonista do caminho sinodal. Com exclusividade para a Rádio Emboabas, Dom Dirceu falou sobre a experiência de sua participação no encontro na sede da Igreja Católica.

Sair da versão mobile