O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, deve elaborar um novo organograma para a recontratação de parte dos servidores comissionados exonerados na última semana. Uma reunião para discutir o assunto deve ocorrer ao longo dos próximos dias. A informação foi apurada pela redação da Rádio Emboabas nesta manhã (06).
A expectativa é que a contratação seja efetivada na virada de novembro para dezembro. Até lá, alguns cargos, em mais de 10 secretarias da administração municipal, vão ficar vagos, o que pode impactar na agilidade da prestação de alguns serviços.
As secretarias afetadas foram: Administração, Governo e Gabinete, Finanças, Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social e Promoção Humana, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura Urbana e Obras e Educação.
Também foram impactados os setores da Guarda Municipal, Gestão Estratégica e Defesa Civil.
Na terça-feira (31) da semana passada, mais de 200 servidores comissionados da Prefeitura de São João del-Rei foram exonerados. A medida foi tomada por determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que considerou a forma como as contratações foram feitas inconstitucional.
Desde primeiro de novembro, os exonerados já não estão mais em atividade.
Esta não é a primeira vez que a demissão de servidores de cargos de confiança ocorre. A decisão do TJMG se repetiu nos anos de 2017 e 2022.