Emboabas

Pedagoga e alunos do Ensino Médio de São João del-Rei revelam expectativas para as provas do ENEM que começam neste domingo

Quase quatro milhões de estudantes de todo o país devem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023. O exame, que acontece nos dois próximos domingos, dias 5 e 12 de novembro, é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país.

A coordenadora pedagógica de São João del-Rei, Viviane Pereira, atua na educação de jovens desde 2005. Ela destaca o perfil desse teste nacional direcionado aos jovens do Ensino Médio: “Essa prova não depende só da parte acadêmica, ela também consiste em gerenciar as emoções diante dos desafios que esse teste pode despertar. Afinal, através dele que os jovens organizam e são capazes de gerir sua própria vida, carreira e emoções”.

Esse controle emocional pode vir da prática de testes regulares ao longo da formação escolar ou com cursinhos preparatórios, como conta a jovem Ana Laura, aluna do 3º ano do Ensino Médio. “Esse ano eu confesso que não estou muito ansiosa, até porque eu já fiz o Enem de treineiro em 2021 e 2022. Já vi como funciona e estou tentando manter a calma, né!?”

O João Vitor Santana e a Mariana Pereira, também estão no 3º ano do Ensino Médio. Eles estão ansiosos para enfrentar a maratona de provas do Enem. “Eu estou muito ansioso para esses dois dias de provas. Acho que nesse momento todo aluno também está assim, porque agora é um momento de virada pra gente conseguir realizar nossos objetivos pessoais e profissionais”, disse Santana. “Acho que todo mundo que fez tudo que podia, vai ter um resultado legal, atingir a meta desejada. Mas, caso isso não aconteça agora, temos ainda anos pela frente para tentar novamente”, afirmou Mariana.

E são com esses sentimentos que eles farão no próximo domingo, dia 5, a prova de conhecimentos em ciências humanas, linguagens e redação. Na semana seguinte, os alunos resolverão as questões de ciências da natureza e matemática. Nos dois dias, o tempo máximo de resolução é de 5 horas e 30 minutos.

Vale lembrar que os alunos devem chegar com antecedência aos locais de prova, e levarem documento com foto, o cartão de inscrição e caneta esferográfica preta.

Sair da versão mobile