Emboabas

Mais bicho do que gente: São João del-Rei faz parte da realidade brasileira com os animais superando o número de habitantes humanos

Entre gado, galinha, porco, cabra, ovelha e cavalo São João del-Rei soma 123.106 bichos em sítios e fazendas. É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A grande criação no município é a de frangos; são 78.500 animais no rebanho de galinhas, seguido pelo gado. Entre vacas e bois, São João del-Rei tem 41.362 animais. Os porcos são 2.023. Em quarto lugar aparecem os cavalos; são 1.019 animais criados na cidade. Os dados ainda mostram a criação de 177 ovelhas. Já o rebanho de cabras é bem pequeno; são 25 animais registrados pelo IBGE.

O número de animais superam o de habitantes humanos. De acordo com o IBGE, em São João del-Rei são 90.497 pessoas, contra os 123.106 bichos. Essa é a realidade do Brasil, que tem muito mais animais do que gente. O país conta com 203 milhões de habitantes humanos e 1,9 bilhão de animais.

Sem contar os outros animais em sítios e fazendas: desde bichos mais óbvios, como peixes e abelhas, tão numerosos que é impossível de calcular quantos existem, até outras populações bem menores, de rãs e jacarés.

O IBGE afirma que obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. A data de referência do levantamento é o dia 31 de dezembro de 2022.

Sair da versão mobile