Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.
A vacinação protege você e a população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Atualmente, 49 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo Programa Nacional de Imunizações. No entanto, as campanhas de vacinação não têm atingido o público, que deixou de procurar as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.
Em entrevista à Rádio Emboabas, o secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, ao comentar sobre os recentes casos de crianças doentes no município, orientou que as famílias mantenham as cadernetas de vacinação atualizadas. “O que os pais devem fazer? Primeiro, ver se o cartão de vacina está atualizado. Isso serve, pelo menos, de alerta para entender que existem doenças preveníveis que matam, e temos vacinas para elas. E a gente não bateu a meta de nenhuma vacina em nenhum local do estado, incluindo aí a região de São João del-Rei”.
Neste sábado, 28, tem campanha de multivacinação com oportunidade para atualização da caderneta de vacinação, de 8h às 16h em todas as unidades de saúde. É possível atualizar o calendário de vacinas em todos os postos de saúde de São João del-Rei. Basta levar o cartão do SUS.