Apesar das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para que os pais busquem os primeiros atendimentos nas unidades de saúde, muitas famílias têm procurado a UPA – Unidade de Pronto Atendimento do município para atendimento de crianças com sintomas parecidos: febre, dor de garganta e manchas pelo corpo.
De sábado (21) até quinta-feira (26), foram cerca de 170 atendimentos na unidade para crianças de 0 a 10 anos. Um número bem superior ao usual. Inclusive, a unidade de saúde, segue tentando a contratação de mais um médico para compor o corpo de profissionais de saúde.
São João del-Rei segue investigando as causas das mortes de três crianças do município, em menos de um mês. Existe uma suspeita que as crianças possam ter sido contaminadas pela bactéria Streptococcus A. Exames estão sendo realizados para a confirmação ou descarte da bactéria. Até o momento, apenas um caso de infecção pela bactéria foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A criança precisou de internação, mas já recebeu alta.