Na tarde desta quinta-feira, dia 26 de outubro, o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, durante o Programa Jornalismo em Destaque.
O secretário destacou que acompanha as investigações dos três óbitos de crianças em São João del-Rei, que aconteceram em menos de um mês. Fabio afirmou que as mortes não possuem ligação, e que nos exames do terceiro óbito, já foi descartada a presença da bactéria Streptococcus.
“A análise bacteriana dentro da FUNED, para saber qual a bactéria, ela gera algum tempo, alguns dias. Porque, dentro da análise, existe uma placa e a gente coloca ali, a amostra e vê nessa análise qual é a bactéria correspondente, ou qual o patógeno correspondente. A gente faz alguns testes relacionados a isso, e por enquanto nesse prazo que nós já temos, não foi identificado nenhuma bactéria. Já foram excluídas algumas, por exemplo, a Streptococcus pneumoniae, que é uma bactéria que pode causar doenças da orofaringe e também do pulmão. Nós estamos analisando hemófilos também, que é uma bactéria que tem vacina. A meningite, a gente avalia outros vírus que podem causar sintomas parecidos. E uma análise e por enquanto não houve nenhum crescimento de nenhuma dessas bactérias, estamos acompanhando, mas o que é importante dizer é que a relação do Streptococcus, por causa de uma paciente que internou e já teve alta melhorada, ou seja, o antibiótico matou a bactéria, não tem como a gente achar que está causando os outros óbitos”.
O Secretário disse também que continua sendo investigado o que pode ter causado a morte da garota de 10 anos. Os resultados completos devem ficar prontos na próxima semana. Confira a entrevista completa em nossas redes sociais: facebook.com/radioemboabas e no canal do YouTube Rádio Emboabas Oficial.