A expectativa é que a UPA de São João del-Rei consiga o reforço de mais um médico para atender as demandas. O Diretor da unidade, José Luiz Resende, falou sobre. “Estamos vendo a possibilidade, se a gente tem médico para vir, seria um quarto médico para a unidade. Ou seja, mais um médico para dar um suporte para a gente aqui. Uma vez que pediatra é impossível de a gente conseguir trazer para cá”.
De acordo com o Diretor, a contratação de pediatras para o município é dificultada pela falta de profissionais no mercado. De sábado, dia 21, até terça-feira, dia 24, houve cerca de 130 atendimentos na unidade em crianças com até 10 anos.
A Secretaria também estuda deixar postos de saúde em funcionamento para o feriado do dia 02 de novembro, aumentando o fluxo de atendimentos da rede pública de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde já confirmou um caso de infecção com a bactéria Streptococcus A. A criança, que estava internada na Santa Casa de Misericórdia já foi liberada e está sendo acompanhada em casa. Pelo menos, outras quatro crianças estão internadas com sintomas de amigdalite (febre, vômito, manchas ou erupções na pele).
Em casos de sintomas da doença, como febre, vômito, manchas ou erupções na pele, a orientação é buscar atendimento nos postos de saúde do município, se estiver fora do horário de atendimento das unidades a orientação é buscar atendimento na UPA.