Emboabas

Setor de Epidemiologia confirma que o município tem uma criança infectada com a bactéria Streptococcus A em São João del-Rei

No final da manhã desta terça-feira, dia 24 de outubro, o Setor de Epidemiologia participou de uma reunião com os pais e responsáveis para esclarecer situações sobre as possíveis causas das mortes de três crianças em São João del-Rei.

De acordo com Michele do Nascimento, no primeiro óbito registrado no dia 24 de setembro, não foi possível realizar exames para confirmar ou descartar a infecção pela bactéria. O segundo óbito aconteceu fora do município de São João del-Rei, o que também dificultou a coleta de exames. Já o terceiro óbito aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, nesta segunda-feira, dia 23 de outubro e deve ser investigado.

Durante a reunião, Michele também confirmou que uma das crianças internadas em unidades de saúde da cidade está infectada pela bactéria Streptococcus A. A enfermeira Michele disse que já foi criado um fluxo de atendimento para as redes de saúde pública e particular. O modelo deverá ser utilizado caso as unidades recebam crianças com sintomas, como febre, diarréia e inflamação na garganta.

Alegou ainda que testes rápidos para a identificação de bactéria já foram solicitados. Porém, o processo de compra é longo e burocrático.A expectativa é que as discussões se estendam ao longo da tarde. Segundo o presidente da casa, Sargento Machado, as votações de pauta da reunião ordinária desta terça-feira (24) será cancelada, a fim de que outras autoridades possam participar dos debates.

Os secretários municipais de saúde, Renê Marcos, e de educação, Delço de Oliveira, foram convocados para estarem no plenário logo mais, às 16h.

Sair da versão mobile