Os municípios de Tiradentes e Santa Cruz de Minas vão realizar algumas medidas para evitar uma possível contaminação de crianças por bactérias.
A decisão foi tomada após suspeita de contaminações por bactérias streptococcus em São João del-Rei.
O Secretário de Saúde de Tiradentes, Marcelo, falou sobre as decisões do município. “Iniciaremos um processo de desinfecção dos ônibus de transporte da escola uma vez por semana. Isso é muito importante para mantermos o ambiente livre dessa bactéria. Outro ponto que deve ser considerado é o retorno do uso das máscaras. Não é obrigatório, mas recomendamos o uso do equipamento para crianças, juntamente com a lavagem das mãos e aplicação do álcool em gel. Neste momento, gostaria de manter a comunidade tranqüila. Nossa equipe vai fazer tudo o que for necessário para preservar as nossas crianças e comunidade”.
Marcelo também orientou que crianças doentes não devem ir à escola, e, em casos de sintomas da doença, procurar unidades de saúde o mais rápido possível.
O Prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner do Didico, também destacou ações que serão adotadas no município. “Quero avisar aos papais e mamães de crianças que estudam no CAIS que, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), não haverá aulas. É que vamos desinfectar o espaço. Na sexta-feira (27), o mesmo procedimento vai ser feito na Escola Municipal Cívico-Militar, portanto, não haverá aulas. Isso não significa que as escolas estejam infectadas. Estamos apenas prevenindo. Vamos desinfectar as praças também. Os pais que já puderem mandar seus filhos à escola de máscara é recomendável. Também estamos providenciando álcool. Não há a necessidade de apavorar. Todos podem ficar tranqüilos. Outro ponto importante é que crianças doentes devem ficar em casa”.
Em São João del-Rei, de acordo com a Secretaria de Saúde, existem crianças com sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram por avaliação médica e se encontram estáveis. Quatro crianças estão internadas nas casas de saúde com os mesmos sintomas.
O município também investiga as causas das mortes de três crianças em menos de um mês.
De acordo com a pasta, até então, os óbitos não estão correlacionados. Os exames coletados foram encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e não há prazo para que os resultados sejam divulgados.