A assessoria da Prefeitura de São João del-Rei confirmou que está acontecendo uma reunião na tarde desta segunda-feira, dia 23 de outubro, entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Gerência Regional de Saúde e autoridades médicas sobre a investigação de três óbitos de crianças do município, nos últimos dias.
O setor de epidemiologia informou à reportagem da Rádio Emboabas que a pasta tem conhecimento sobre três óbitos de crianças e investiga se existe uma correlação entre os casos.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com as casas de saúde de São João del-Rei para saber se houve aumento de casos de internações e atendimentos de crianças no período em que os óbitos foram registrados, e se as casas estão trabalhando com a suspeita das doenças serem causadas pela bactéria streptococcus.
A informação repassada pelo Hospital de Nossa Senhora das Mercês foi de que “não houve um aumento considerável de atendimentos na unidade. Em agosto, por exemplo, foram em torno de 40 atendimentos, e agora está na faixa de 50. Mas vale lembrar que o Hospital não é referência para atendimento infantil. E, em todas elas, as crianças foram atendidas no pronto socorro e liberadas”.
Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) informou que não houve um aumento de atendimentos pediátricos no último mês. No entanto, nesse fim de semana, a partir de sábado (21), houve um aumento de atendimentos e internações na unidade de saúde. Porém, de acordo com o diretor da unidade, não é possível relacionar os atendimentos com doenças causadas pela bactéria streptococcus.
Entramos em contato com a Santa Casa de Misericórdia, mas até o fechamento da reportagem, não recebemos respostas.