A partir da segunda-feira, 23 de outubro, prestadoras de serviços em São João del-Rei e em outros 431 municípios do país já poderão acionar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para obterem o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa de 3,5 GHz. Isso significa que as prestadoras, que adquirirem lotes nesta faixa, já poderão ofertar à população, por exemplo, um serviço mais rápido e eficaz de internet.
São João del-Rei passa a figurar na lista dos 2.456 municípios que passam a ter condições de ofertar essa tecnologia mais veloz aos seus moradores. Segundo especialistas, o 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, em grau considerável, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que as redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora. Outras cidades da região, como Barroso e Coronel Xavier Chaves também passam a figurar nesta lista de municípios com liberação de uso da rede 5G, assim como já acontece com Tiradentes.